Marcadores

Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

Lembranças... músicas infantis que marcaram época!

Quem é que não tem boas lembranças da série Disquinho, com todas aquelas historinhas para crianças e algumas músicas cantadas por personagens das mais famosas fábulas. Ou então, quem é que nunca chorou na barra da saia da mamãe pedindo mais um disco da Turma do Balão Mágico ou dos Trapalhões? Bons tempos…
Vamos relembrar alguns clássicos que marcaram época e deixaram saudades!!!
Lembrando que esses clássicos podem fazer parte de atividades musicais desenvolvidas em sala de aula


1. Os Saltimbancos (1977): O disco é um clássico infantil imperdível. A fábula musical teve tradução e adaptação para o teatro de Chico Buarque, e foi produzida e dirigida por ele e Sérgio de Carvalho. As canções alegres da peça viraram o disco que é delicioso! Participação de grandes intérpretes da MPB, como Nara Leão, Miúcha e MPB-4.


2. Arca de Noé (1980): Obra prima filha da parceria de Toquinho e Vinicius de Moraes. São poemas de Vinicius musicados por Rogério Duprat e Toquinho. Muitas faixas viraram verdadeiros clássicos infantis. O disco também tem a participação de grandes nomes da MPB como Chico Buarque, Eliz Regina, Milton Nascimento, MPB-4, Clara Nunes, Toquinho, Frenéticas e Tom Jobim.


3. Casa de Brinquedos (1983): O disco nasceu da parceria de Toquinho e Mutinho, com canções tranquilas e alegres, e vozes de Simone, Moraes Moreira, Roupa Nova, Chico Buarque entre outros.


4. Canções de Ninar - Palavra Cantada (1994): Os CDs produzidos pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit são para agradar pais e filhos. Eles resgatam a sonoridade das antigas canções de ninar e de roda, criando um repertório de canções boas de ouvir e cantar. Este álbum recebeu Prêmio Sharp em 1994 e conta, além das interpretações de Sandra Peres e Paulo Tatit, com as de Ná Ozzetti, Arnaldo Antunes e Mônica Salmaso, entre outros. Vale uma visita no sitedo selo Palavra Cantada.


5. Adriana Partimpim - Adriana Calcanhotto (2004) :O disco com a super fofa versão de “Eu fico assim sem você”. O CD ainda traz outras canções como Saiba, Oito anos e Ciranda da bailarina. O site do álbum também vale a visita.


6. Acalantos - Bia Bedran (1998): Disco com as clássicas cantigas de ninar. Com ilustrações adoráveis do cartunista Ziraldo, o CD traz composições tradicionais do cancioneiro popular, bem tranqüilas, perfeitas para desacelerar o filhote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário